Ceramica Luara apresenta projeto de carbono na Fiesp

27/08/2009

A Cerâmica Luara, de Panorama, a 690 km de São Paulo, que recebeu menção honrosa do Prêmio de Mérito Ambiental, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), vai apresentar seu projeto de substituição de combustível durante a Mostra Fiesp/ Ciesp de Responsabilidade Socioambiental, no dia 26 de agosto, na sede da entidade, em São Paulo.

A produtora de tijolos, que aplica a metodologia do CARBONOSOCIAL, vai expor as ações que realiza para a melhoria do empreendimento e para a geração de créditos de carbono.

Com 18 funcionários, a Luara foi a primeira cerâmica da região a usar biomassa renovável como serragem, casca de coco, bagaço de cana, bambu e cavaco de madeira para ser o combustível para os fornos. A substituição completa do combustível ocorreu em abril de 2006, início do projeto de redução de emissões.

Além disso, na cerâmica todas as cinzas produzidas pela queima da biomassa são utilizadas para compor uma mistura de argila, água e cinzas, aplicada nas portas dos fornos para favorecer o isolamento térmico durante a queima das peças.

Fonte:

https://carbonosustentavelbrasil.wordpress.com/2009/08/13/luara-apresenta-projeto-de-carbono-na-fiesp/